sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Grotowski e o multiculturalismo:


 Cada vez que os alicerces começarem a tremer sob seus pés, cada vez que não estiver seguro da estabilidade de suas experiências passadas, regresse às suas origens.

- Grotowski -



É por isso que a ideia mesma do multiculturalismo - ainda que importante como princípio de respeito à complexidade plural das culturas várias que constituem aquele ente anônimo que chamamos à título de simplificação de "humanidade" - pode servir a objetivos outros, à vilania de oligarquias que querem exercer o poder sobre uma massa acéfala e desencantada do que lhes confere caráter e unidade: a cultura.


Sugiro a leitura da obra de Stuar Hall, culturalista jamaicano que, em seu livro "A identidade cultural na pós-modernidade", percebe que vivemos um estado de coisas em que a cultura se torna desenraizada, ela atravessa identidades antes geograficamente estabelecidas para se determinar como topos global. Sobretudo a internet possibilita esse trânsito e dilui qualquer nexo local pelas conexões com identidades simulacro, informação em abundância. Mas informação, formação, conhecimento e sabedoria, e, ainda Sabedoria, são coisas diferentes. A crise da pós-modernidade tem uma raíz na epstemologia de Kant, que por sua vez tem um pé em Descartes: o penso, logo existo, motivou um espírito idealista que acaba por diluir qualquer ideia de "verdade" num relativismo que chega ao absurdo: o significado vazio, dado que o significante, aquilo que é objeto de significação, não é, em suma, nada em si (a coisa em si é incognoscível, dizia Kant, que Peirce adorava). Quanto aos valores morais, súbito se transformam em construções culturais e, assim, relativos. O que resta como valor absoluto é o metal, que só não é mais vil do que quem dele faz uso.

Hoje em dia eu discordo de alguns pontos em Grotowski, sobretudo quando propõe o teatro como um ritual laico que substitua o ritual religioso, mas ele foi, sem sombra de dúvidas, um grande pensador e realizador em sua arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário