quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Não engulamos essa SOPA podre:





Desde há algum tempo atrás venho alertando os leitores do blog sobre um projeto de censura à internet. Sei que a ideia parece um absurdo, coisa de "teoria da conspiração", ou algo do tipo, mas o fato é que, sim, contra a vontade daqueles que como nós fazem uso da rede para a publicação e compartilhamento de informação, medidas drásticas têm sido tomadas por trás das cortinas do sujo jogo da política internacional para controlar o fluxo de informações na rede. 

A velha máxima dita que "quem controla a informação controla tudo", e de fato a amplitude que a visão de um observador alcança relativamente ao objeto analisado denuncia a fonte que ilumina a imagem: a informação alimenta, nutre, e pode ser um veneno ou um remédio. Contra aqueles que nos querem cegos, temos a luz de pixels ativos que grafam desejos em um grande mural de ideias, um mural multifacetado e plural como é a comunidade global, com suas múltiplas formas, cores, credos, línguas e costumes, mas que tem como sustento comum o ato de compartilhar. Vetar o acesso à rede pela livre transmissão de informação é calar nossas vozes, desejo declarado abertamente por aqueles prefere ditar as regras do jogo e não gosta muito de "pessoas de opinião". O livre compartilhamento de músicas e vídeos pela rede não é ato de roubo, é uma troca, e estratégia que mesmo vários artistas - tais como Radio Head, e mais recentemente, no Brasil, o rapper Criolo - têm usado para divulgar seus trabalhos.

Venho pedir encarecidamente para que os leitores do blog filiem-se a essa batalha que está sendo travada silenciosamente nos EUA, mas que afeta diretamente nossas vidas online, já que a maior parte dos sites de compartilhamento de mídias, como o YouTube, o Megaupload - recentemente bloqueado - e outros tantos tem sede lá.

Clique aqui e assine o abaixo-assinado contra a aprovação da SOPA, projeto de lei que tramita no congresso americano e visa derrubar sites que remetessem a links que poderiam, talvez, direcionar a conteúdo pirata, como, por exemplo, o Google, o YouTube, etc...


Obrigado por participar dessa corrente pela liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário