quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Roberto Rossellini: cinema e filosofia

Que o cinema pode servir como auxiliar no estudo de um determinado objeto, é coisa que não precisamos re-afirmar.Vasta é a cinematografia que retrata fatos históricos, histórias bíblicas, e biografias de grandes personagens da literatura, da filosofia e das artes.
O cineasta italiano Roberto Rossellini (1906 – 1977) é um caso que merece ser sublinhado.Quando trata-se de sua extensa obra, é mais comum frisar filmes como Roma, cidade aberta (Roma città apperta) ou Europa 51, que não obstante sejam obras-primas, acabando, em sua superestimação, fazendo de protagonistas os filmes dirigidos por Rossellini que ensaiam com a filosofia.
Podemos citar Sócrates (Socrate), produzido para a tv italiana, que traz uma visão geral sobre o filósofo grego, ou então Santo Agostinho (Agostino d’Ippona), também uma produção para a televisão, que traz a biografia desse importante filósofo cristão.Outro exemplos são Blaise Pascal e Decartes (Cartesi), todos produzidos para a tv.
À quem se interessa por filosofia é extremamente recomendado assitir as referidas obras.Quem estuda cinema também.Quem se interessa pelos dois então, nem se fale.
Abaixo, alguns trechos dos filmes indicados, só pra abrir o apetite:
Sócrates (Debate com Hípias sobre a beleza):
Descartes (legendado em espanhol):
Santo Agostinho (em italiano):

Nenhum comentário:

Postar um comentário