sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Encontro com Eugenio Barba

*As demais partes estão no meu canal no youtube
Ai está um vídeo que merece ser assistido por todos aqueles que se interessam pelo teatro, principalmente quando se trata deste em sua troca intercultural.Trata-se de um encontro que tivemos com Eugenio Barba em 2008 por ocasião do 40º FILo (Festival internacional de Londrina).Lá, pudemos ouvir Eugenio falar sobre a história do teatro no século XX e da posição do Odin nesse contexto.O pesquisador também respondeu a perguntas da plateia.
Eugenio Barba (1936 – ) é diretor do Odin Teatret, grupo de teatro dinamarquês fundado nos anos sessenta e que segue sua história até os dias atuais travando contato com diversas culturas teatrais.Barba fundou em 1988 a ISTa (Interntional School of Theatre Antropology), que visa promover o encontro intercultural de pessoas ligadas ao teatro em suas mais diversas formas de manifestação a fim de um aprendizado através da troca.
A antropologia teatral é o estudo do comportamento em uma situação extra-cotidiana.Ela estuda o bios cênico, a ação humana em uma situação representacional.Pra quem se interessou pelo assunto vale a pena assistir o vídeo e ler um pouco.Que tal ?
BARBA,Eugenio & SAVAREZI, Nicola. A Arte Secreta do Ator: dicionário de Antropologia Teatral.Campinas:HUCITEC-UNICAMP,1995. Trad.Luís Otávio Burnier,Carlos Roberto Simioni, Ricardo Puccetti,Hitoshi Nomura,Márcia Strazzacappa,Walesca Silverberg e André Telles.
BARBA,Eugenio.Além das ilhas flutuantes.Campinas:HUCITEC/UNICAMP,1991.Trad. Luis Otávio Burnier.
BARBA,Eugenio.A canoa de papel: tratado de antropologia teatral.São Paulo:HUCITEC,1994
Fica, também, o convite para conhecerem o site oficial do Odin:
www.odinteatret.dk

Nenhum comentário:

Postar um comentário