sábado, 31 de julho de 2010

Corpo e máquina:

Aceno para a tentação de esboçar um histórico da assimilação do corpo à máquina.Desta forma, poderíamos tocar em Frederic Taylor, que em 1911 propôs-se ao estudo dos movimentos físicos efetuados por trabalhadores de modo a possibilitar sua gerência em função da eficiência na produção industrial.Meyerhold, distante na Rússia, descobre Taylor e se interessa por suas ideias que resgata – junto a reflexologia, muito em voga na época – na formulação da biomecânica, um conjunto de vinte e cinco exercícios que teriam por objetivo o desenvolvimento do ator por ele idealizado.
Uma outra imagem retoma sempre que tratamos do assunto: Chaplin engendrado nas engrenagens da máquina industrial (…).O modernismo, que viu-se em face da querela entre corpo e máquina, dilui-se na presente associação entre ambos.Lá, o homem que se vê ameaçado pelas máquinas industriais, aqui, aquele que tem na máquina uma presença imprescindível.
O corpo enquanto maquina dual; a não-possibilidade do homem enquanto objeto de arte; a supermarionete craiguiana; o corpo como máquina desejante (Deleuze), e tantas outras assombrações pós-modernas.A história da relação entre corpo e máquina segue perene pelos traços do tempo e apresenta-se de maneira evidente quando o assunto é o corpo no teatro.
Mesmo o conceito de “organicidade” - tão caro a alguns estudiosos do trabalho do ator – depara-se com o problema da máquina.Paula Sibilia é autora de um livro cujo título já pode a esses gerar curiosidade: “O homem pós-orgânico:corpo, subjetividade e tecnologias digitais”.A autora esboça um quadro atual da questão tomando uma série de referências – bem no estilo pós-moderno.

Fica, de tal modo, sugestões de leituras para quem tem na curiosidade um fomento da investigação:
CRAIG,Gordon.Del Arte Del Teatro.Buenos Aires:Liberia Hachette,1977.
DELEUZE,Gilles & GUATARRI,Felix.Anti Edipus:capitalism and schizophrenia.Mineapolis and London:University of Minesota press,2001.
MEYERHOLD,Vsevolod.Textos Teóricos.Madri:Fundamentos,1971.
CONRADO,Aldomar (org.).O Teatro de Meyerhold.São Paulo: Civilização Brasileira,1969.Trad.Aldomar Conrado.
SIBILIA,Paula.O homem pós-orgânico:corpo, subjetividade e tecnologias digitais.Rio de Janeiro:Relume Dumará,2002
TAYLOR,Frederick.Ptinciples of scientific management.Forgotten books.org,2008.Tradução nossa.Como disponível em http://books.google.com/books/p/pub-4297897631756504?id=4qM7yJKC_nkC&printsec=frontcover&dq=Frederic+Taylor&cd=2#v=onepage&q=&f=false visitado em 28 de março de 2010.

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