domingo, 30 de maio de 2010

Música Encena

Já fiz referência a “Curtindo a vida adoidado” (Buller’s day off), filme estadunidense dirigido por John Hugges em 1986 - que abriu os olhos do mundo a Michael J. Fox – quando mostrei um outro vídeo que apontava similaridades entre um trecho da obra e a “Anthem”, peça video-artística criada por Bill Viola em 1983.
Dessa vez trago a vocês uma outra curiosidade que descobri no youtube.Trata-se de um vídeo no qual, sobre uma sequencia de cenas do mesmo filme, podemos ouvir um pout-pourri musical - bem eclético, diga-se de passagem - constituido por “Don’t you forget about me”, do Yes – dispensa apresentações né ? – e, principalmente, Lux Aeterna, que popularizou-se como trilha do filme “Réquiem para um sonho”, baseado na obra de Hubert Selby Jr. e dirigido por Darren Aronofsky.Creio ser esse o motivo pelo qual o autor do vídeo concedeu a este o nome de “Requiem for a day off”:



É interessante notar como a organização da sequência de imagens em relação à trilha musical que a acompanha produz uma outra aura ao clássico do sessão da tarde.Não subestimemos o papel da música cênica – e compreendamos esta num sentido lato, enquanto “som” – ela desempenha importante função na construção do texto espetacular.
É interessante também, perceber que uma música pode conferir ritmo a uma imagem parada.Sugiro a vocês um exercício: já experimentaram observar uma imagem estática ao som de diferentes peças musicais ? Tentem fazê-lo e obervem como o ritmo da música, ao afetar o ouvinte, constroi, nessa relação espectador-obra (sujeito/objeto), um todo que confere ao objeto um aspecto outro, por sua vez, efeito da alteração do sujeito observador.Bem (…) de certa forma a obra observada (objeto) não deixa de ser, ela também, uma espécie de sujeito, e, talvez,  vice-e-versa.
Tá, o último parágrafo pode ter ficado meio confuso, mas façam um teste: experimentem o que eu propus e depois me falem sobre a experiência.
Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário