terça-feira, 4 de maio de 2010

A commedia dell'arte: atores não oficiais em uma comédia de ofício




A Commedia Dell’Arte surgiu na Itália durante a renascença, mais precisamente no começo do século XVI, e se estendeu como o principal movimento teatral popular pelos dois séculos seguintes.
Ao contrário dos atores amadores dos grupos acadêmicos do teatro humanista oficial, os atores da commedia dell’arte tinham um grande conhecimento de suas possibilidades corporais e as empregavam em cena, tendo o teatro como ofício, cuidavam de sua arte com o mesmo carinho que um artesão cuida de sua obra, e são considerados os primeiros atores profissionais da história.
Seus personagens característicos personificam características comuns à vida humana, como a paixão, a sovina, a fome, o medo, etc, utilizando-se da comicidade para criticar aos costumes da época. Suas representações encerravam, como se pode perceber, o fundo moral das encenações. As apresentações se davam com base em esquemas de cenas mais ou menos estabelecidas denominadas caravaccio, mas sempre sujeitas ao momento da encenação – um bom commediante dell’arte deveria, por obrigação, saber improvisar dentro do jogo teatral proposto – já que a maior parte dos atores não sabia ler nem escrever.
Quanto a gênese deste gênero teatral, duas vertentes se contrapõem – uma defende a tese de que a commedia dell’arte teria sua semente na fábula atelana, e a outra a contradiz, preferindo a ideia de que essa manifestação teatral teria surgido das farsas populares da própria renascença, já que entre a fábula atelana e a commedia dell’arte, um longo período de tempo se passou.
Mas independentemente de seus antepassados, o mais importante é que a commedia dell’arte foi o primeiro movimento teatral profissional que surgiu no ocidente, e até hoje emite seus ecos pela história influenciando dramaturgos como Carlo Goldoni e Jean Baptiste Poquelin Moliére, além de pensadores teatrais como Meyerhold, Le Coq e Jerzy Grotowsky e Giorgio Strehler entre outros.No vídeo acima podemos assistir a trechos do seminário sobre commedia dell'arte promovido pelo Odin Teatret em 1972.Bom proveito !

Nenhum comentário:

Postar um comentário