domingo, 7 de março de 2010

Um convite à leitura

Fechar-se em um determinado tipo de leitura é postura muito comum.Alguns não dispensam um bom romance, outros, não largam daquele filósofo favorito, e outros, ainda - creio eu, a maioria -, preferem assistir tv ou passear pelo youtube."Pra que prender os olhos às páginas se o espetáculo na tela mais me atrai ?"- perguntam-se.

Respeito essa atitude.Eu mesmo sou um curioso navegador do universo virtual.Agora mesmo, lendo essas palavras, você está provavelmente sentado na frente de uma tela de computador e pode informar-se do conteúdo deste texto que com tanto carinho redigi para meus leitores.Viva a internet ! Ela está ai para ser usada, para que nos aproveitemos dela mesmo, divulguemos nossas ideias, ela é afirmação da "condição pós-moderna", e de pouco adiantaria tecer críticas irredutíveis sobre a chamada "condição pós-moderna" sem considerar seus imponderáveis benefícios dentre os quais a internet é talvez o mais evidente.

A internet é uma ferramenta, um meio, a maneira com a qual a usamos é outra história: ai é que está o grande questão.

Deixando tal questão no âmbito das inquietações que futuramente poderão manifestar-se em textos confeccionados para esse blog, parto enfim para a afirmação de seu objetivo: venho convidá-los a conhecer um livro.

Ah... Chato ? Alguns poderiam dizer que sim.Mas o que é um livro senão um convite ? Só venho com este chamar sua atenção para a existência desse convite que eu aceitei e tanto me aprouve.Se ele lhe será instigante ou não é coisa que só descobrirá se, como eu, abrirem esse convite e navegarem por suas páginas.

Falo de "A condição pós-moderna".A obra é de autoria do filósofo francês Jean Françoise que traça as características gerais daquela que configura-se como condição pós-moderna: condição, e não época. Como escreve o filósofo Paulo Ghiraldelli Jr., sobre esse assunto:

"Há a "condição pós-moderna", não a "época pós-moderna", em um sentido mais rigoroso.É claro que nem todos podem se reconhecer sob a condição pós-moderna".

Aliás foi por percebê-lo que o pessoal da editora José Olympio mudou o nome do livro.Nas primeiras quatro edições o título aparece como "O pós-moderno", tendo sido então alterado para "A condição pós-moderna".

E você ? Até onde a pós-modernidade evidencia-se em seu pensar, em seu agir, no mundo que o contém e na maneira com a qual nele se encontra ?

Tudo bem.Se tudo o que acima escrevi ainda continuar um pouco confuso o melhor é correr pra livraria, biblioteca, sebo, ou mesmo conseguir uma versão do livro em PDF e lê-la.

Fica a dica:

LYOTARD,Jean-Françoise.A condição pós-moderna.Rio de Janeiro:José Olympio Editora,2004.Trad.Ricardo Corrêa Barbosa.

Ah, nem vem me dizer que você não tem tempo.O livro é pequeno e a linguagem bem objetiva.No mais, não escravize-se à uma leitura.Saboreie as palavras.O conteúdo emocional no ato de ler é ingrediente fundamental na absorção do escrito.

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário